Dois amigos atores, Limachem Cherem e Conrado Freitas, junto com a figurinista Fátima Tavares resolveram em 1993 fundar um Curso de Papais Noéis. Já que o teatro infantil no qual trabalhavam durante todo o ano tinha uma queda na bilheteria nos meses de novembro e dezembro. O início do curso aconteceu em um porão de uma casa em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. No início tinham apenas dois alunos, mas com o tempo o curso foi crescendo e se tornou a Escola de Papai Noel do Brasil.
Em 30 anos de existência, a Escola de Papai Noel do Brasil já formou mais de 1.000 bons velhinhos. São pessoas idosas, muitas delas aposentadas ou desempregadas, que aprendem tudo sobre Papai Noel. As aulas, que incluem canto, dicção, interpretação, postura e improvisação, têm por objetivo lapidar o aluno. A turma recebe dicas sobre como lidar com as crianças que, geralmente, têm uma lista enorme de pedidos. Aprendem a andar como Papai Noel, falar como um bom velhinho, e principalmente, a escapar das perguntas indiscretas das crianças.
Os candidatos precisam ter mais de 60 anos, a barba e os cabelos brancos (ou grisalhos) naturais e disposição para trabalhar. Por isso, anualmente mais de 200 pessoas buscam uma vaga.
A Escola de Papai Noel do Brasil tem por objetivo formar atores na arte de incorporar o “Bom Velhinho”, dando assim um padrão à interpretação. Afinal, ser Papai Noel não é só vestir se de vermelho e ter barbas brancas. É preciso viver o personagem, pois se já é difícil explicar para as crianças como o Papai Noel se encontra em tantos lugares diferentes ao mesmo tempo (às vezes lojas vizinhas contratam cada uma um Papai Noel), imagine então se cada um se comportar de uma maneira diferente? Como dizer para elas que aquele Papai Noel que ela viu na loja, ou no shopping, é o mesmo que irá levar os seus presentes na Noite de Natal? O nosso objetivo principal é não deixar que a massificação do personagem estrague a mais singela das fantasias infantis.
Um belo trenó, renas bem treinadas, muitos presentes e suas fiéis ajudantes. Um bom Papai Noel não desempenha sua tarefa tão bem sem toda essa ajuda. Por isso, a Escola de Papai Noel do Brasil começou a realizar a capacitação e o processo de seletivo de Noeletes. Geralmente, as aulas começam dois meses antes do Natal para que as futuras ajudantes do Noel possam se preparar para desempenhar bem suas funções.
Assim, desde 2010 a Escola de Papai Noel do Brasil resolveu que para assistir o bom velhinho precisaria de ajudantes capacitadas e assim foi criado o WORKSHOP das simpáticas NOELETES.